Estudos Biblicos
Estudos Biblicos
2010-06-06 14:32
Carta a igreja de Pergamo: O nome significa: Alto elevado.
Pergamo estava localizada a 55 milhas ao norte de Esmirna e 20 milhas do mar Egeu. No ano 129 a.c foi em pergamo o primeiro altar a César a ser erigido. Ali era queimado incenso a César todos os dias. Em pergamo o imperador era venerado como um deus. O culto em pergamo era politeísta, desde que César fosse adorado, não tinha nenhum problema em adorar outro deus. Havia na cidade uma montanha de 300 m de altura e estava recoberta de altares, templos pagãos e santuários. Em pergamo eram adorados os deuses: Dionísio, Zeus, Atenas e Asclépio. Havia também ali um templo a Zeus, em forma de trono. Devido a existência desse templo Jesus declarou: Sei onde habitas, que é onde esta o trono de Satanás Ap 2:13.
A deidade principal da cidade de pergamo era Asclépio, O DEUS DA CURA. O símbolo da medicina uma serpente enrolada, representa Asclépio.
Pergamo era dado a artes e cultura. Havia ali uma grande biblioteca e um teatro da acrópole com capacidade para l pessoas.os povos. A .ciade recebeu o seu nome devido o material de pergaminho muito cultivado na cidade. Pergaminho era um material feito de peles de animais. A biblioteca da cidade possuía 200 mil tomos, quando de sua transferência para o Egito por Cleópatra.
O remetente da carta:
Ao anjo da igreja de Pergamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada de dois gumes:
Aquele que tem a espada de dois gumes. A espada é símbolo da guerra, poder e autoridade. Nos dias do apostolo João, Roma tinha poder da espada em suas mãos. O império tinha a palavra final de vida ou morte. Jesus se apresenta a igreja em pergamo como aquele que tem a palavra de vida e morte, salvação e condenação eterna 1Sm 2:6-7. Espada de dois gumes: Ele tem poder sobre a morte e a vida. Tem poder para abençoar e para condenar a perdição eterna.
Sei onde habitas, que é onde está o trono de Satanás. Contudo, reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, mesmo nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.
Pergamo estava mergulhada na idolatria. Todos os dias eram queimados incenso a César. Antipas era bispo da igreja em pergamo. Foi um mártir. A historia conta: que Antipas foi colocado dentro de um boi feito de bronze e a seguir foi aquecido ao rubro, e seu corpo foi cozido nas chamas abrasadora. Demetrio foi o bispo que sucedeu a Antipas.
Sei onde habitas, que é onde esta o trono de Satanás. O Senhor Jesus conhece a situação de cada igreja e sabe onde ela esta localizada. Na cidade de Pergamo havia um grande altar a Zeus (deidade principal grega) em forma de trono e medindo 41x38 m. O Senhor Jesus se refere a ele como o trono de Satanás.
O elogio de Jesus a igreja em pergamo:
Reténs o meu nome. Mesmo a igreja de Pergamo estar sendo perseguida pelos idolatras da cidade, ela não abandonou a fé em seu mestre.
E não negaste a minha fé. Antipas era o pastor fiel de Pergamo. Mesmo depois da morte cruel de seu pastor, a igreja de pergamo não abriu mão de sua fé; pelo contrario tornaram-se mais ousados em testemunhar do seu salvador.
Antecedentes de pergamo:
Ali é onde Satanás habita.
Ali o culto ao imperador era inquestionável.
Em pergamo era o centro de adoração do deus-serpente Asclépio. A serpente é símbolo de Satanás.
Nessa cidade habitava Satanás. Em outras cidades Satanás tinha a sua influencia, porem em pergamo era a sua casa.
Em pergamo a deidade principal era Asclépio. Os adoradores desse falso deus, rolavam-se pelo chão para que as serpentes subissem-lhes pelos seus corpos. Ao toque das serpentes, a cura.
A falha da igreja de pergamo:
Todavia, tenho algumas coisas contra ti: Tens aí os que seguem a doutrina de Balaao, o que ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, levando-os a comer das coisas sacrificadas aos ídolos e a praticar prostituição.
O nome Balaao significa “devorador do povo”. Balaao era um falso profeta do Antigo testamento. Era da região de petor( ficava sobre o rio Eufrates), na mesopotâmia. Balaao era um oportunista mercenário. Esse falso profeta foi alugado por Balaque, rei de Moabe, para amaldiçoar o povo de Israel. Balaao se vendeu para fazer o mal. A fama, gloria e riquezas foram a ruína desse falso profeta.
O conselho de Balaao a Balaque: Ap 2:14.
A. Lançar tropeços diante dos filhos de Israel
B. Levar o povo a comer da comida sacrificada a ídolos
C. Praticar a prostituiçao
A doutrina de Balaao:
Comprometimento com o mundo. O Apostolo João disse: Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do pai não esta nele. Pois tudo o que há mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
Prostituiçao e idolatria. Balaao aconselhou a Balaque a perverter o povo de Israel. O povo de Israel se prostituiu com as mulheres de Mídia, e passaram a adorar o deus Baal-Peor. Baal-Peor era o deus da prostituiçao. A adoração a esse deus era caracterizada por orgias e imoralidades.
Reprovação:
Doutrina de Balaao: olho mau- malicia, espírito orgulhoso- egoísmo e alma sensual-imoralidade.
O Baal-Peor de nossos dias: A. a pornografia B. as diversões carnais C. os namoros promíscuos D. as roupas indecentes e as fantasias sexuais.
Deus disse a Balaao: Eu sai para ser teu adversário, porque o teu caminho é perverso diante de mim Nm 22:32.
Assim tens também alguns que seguem a doutrina dos Nicolaitas: Nicolau foi um dos lideres da igreja, mas apostatou-se e começou a ensinar certas heresias.
Doutrina dos Nicolaitas: O mundanismo na igreja: Imoralidade, liberalidade e libertinagem.
1. O crente pode viver como quiser. Este é um ensino diabólico.
2. Os nicolaitas pervertiam a graça de Deus.
3. Os nicolaitas levavam as pessoas a praticarem a imoralidade.
4. Eles levavam as pessoas a pratica de excessos do paganismo.
A recompensa aos vencedores:
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz as igrejas. Ao que vencer darei do Maná escondido, e lhe darei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.
Ao que vencer darei do maná escondido. Maná vem do hebraico Manum e significa “que é isto? Foi o alimento do povo de Israel durante os quarenta anos que estiveram no deserto. Maná foi o pão que o Senhor deu para o povo comer (Ex 16:15). O Senhor fez chover pão do céu (Ex 16:4). Era como semente de coentro, e tinha sabor de bolos de mel (Ex 16:31). Disse também Moises a Arão: Toma um vaso, mete nele um ômer cheio de Maná e põe-no diante do Senhor, a fim de que seja guardado para as vossas gerações (Ex 16:33).
E lhe darei uma pedra branca: A pedra branca era concedida ao escravo que se tornou livre.
A pedra branca era concedida aos vencedores de corridas e lutas.
A pedra branca era concedida ao vencedor, quando da volta das batalhas e da vitória sobre os inimigos.